As atividades simples e rotineiras dão uma força e para gastar calorias no dia a dia. Confira as dicas e conquiste um corpo sequinho, sequinho!

Reportagem: Fernanda Cury

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Veja como as atividades do dia a dia podem ajudar a queimar calorias
Foto: Fábio Mangabeira

Sem tempo, dinheiro ou paciência para ir à academia? Não precisa entrar em desespero nem muito menos se conformar em desfilar gordurinhas por aí. Você pode gastar calorias com as atividades do seu dia a dia

Saiba que aqueles servicinhos rotineiros, como lavar roupa e varrer a casa, queimam calorias sim, e trazem ótimas vantagens para quem luta contra o sobrepeso. E para tornar o processo de emagrecimento ainda mais rápido, basta se conscientizar de que pequenas mudanças nos seus hábitos podem fazer uma diferença e tanto. 

Que tal trocar o elevador pela escada? Ou deixar o carro na garagem e adotar a bike como meio de transporte? Nós garantimos: o esforço vale a pena! Então, coragem! Corpo a Corpo preparou uma lista de dicas para você eliminar no mínimo 200 calorias. Chega de desculpas! Respire fundo e vá à luta! O resultado você vê no ponteiro da balança e nas curvas de arrasar!

1. Tá limpo!

Segundo Vivian Fonseca, personal trainer da Clínica de Estética Dr. Alan Landecker (SP), ao passar o aspirador de pó em casa durante 40 minutos você detona até 233 calorias. Em uma hora de limpeza pesada, esse número sobe para quase 350 calorias!

2. Varre, varre, vassourinha...

“Se em vez do aspirador você prefere varrer o piso, tudo bem! Ainda assim, queimará aproximadamente 200 calorias em uma hora da atividade”, explica Samara Queiroz, coordenadora técnica da Academia Runner (SP).

3. Transparentes de novo

Aproveite um dia em que o frio der uma trégua, arregace as mangas e dê aquele trato nas janelas da casa. Nada de passar só um paninho. É para lavar mesmo! “Em 60 minutos de limpeza, você gasta até 260 calorias”, conta Vivian Fonseca.

4. Armário em ordem

Há quanto tempo seu guarda-roupa não passa por uma boa reciclagem? A gente aposta que tem muita coisa ali que não serve mais nem combina com seu estilo atual. Chegou a hora: faça uma arrumação caprichada nele. Experimente todas as roupas, separe o que quer usar e o que vai doar. Em uma hora, você elimina até 260 calorias.

5. A vez do quintal

Por uma questão de sustentabilidade, essa medida não é para ser repetida sempre. Mas vez ou outra, pegue balde e vassoura e esfregue o piso, com muita energia. Além de deixá-lo limpinho, você torra até 280 calorias em uma hora.

6. Jardim bem cuidado

Afofar a terra, replantar mudas, regar... Acredite, essas atividades, além de relaxantes, ainda podem ajudar a emagrecer. “Em uma hora, você queima cerca de 220 calorias”, conta Vivian Fonseca. Dá para acreditar?

7. Turbinando a despensa

“Em uma visita ao supermercado, com duração de uma hora, você pode detonar cerca de 270 calorias. Isso se a caminhada for de baixa intensidade”, conta Anderson Vieira, coordenador técnico da Academia Monday Plaza Sul (SP). Essa é moleza, hein?

8. Dia de badalar

Esta é uma maneira divertida para queimar calorias e descontrair depois de uma semana conturbada. Em uma hora de dança, você torra 400 calorias, e no maior alto-astral. Está avaliando ainda? Caia na pista!

9. Passe roupa

A tarefa pode ser considerada chata por muita gente, mas não é que no f­inal das contas pode até valer a pena? Em 90 minutos de vai e vem dos braços, dobra aqui, desdobra dali, você dá adeus a até 210 calorias.

10. Passeio com seu pet

“Durante uma caminhada de 60 minutos com seu cachorro você elimina 320 calorias. Mas nada de moleza, não. Acelere o passo, mantenha um ritmo moderado e frequente para obter um bom resultado”, aconselha Samara Queiroz. E nada de ­ficar contando os minutos para o exercício acabar. Você estará em ótima companhia.

11. Já para o tanque, menina!

Lavar roupas é um exercício e tanto! Além de fortalecer a musculatura dos membros superiores, a atividade, se praticada durante uma hora, pode queimar até 330 calorias. Mas lembre-se de manter uma boa postura e fazer alongamentos e descansos periódicos. O ideal é parar cerca de um minuto a cada dez peças lavadas.

12. Folga para o seu carro

Se possível, vá ao trabalho a pé algumas vezes na semana. Você consegue gastar com isso até 300 calorias em 60 minutos de caminhada moderada. E ainda ajuda no controle do trânsito e da poluição do ar.

13. Todo mundo pode!

Se você mora longe do escritório, ainda assim dá para adotar a caminhada como meio de transporte. Desça do ônibus ou do metrô algumas estações antes do seu destino e ­finalize o caminho a pé. “Se o percurso tiver oscilações de planos, melhor ainda. Aí você pode queimar mais de 400 calorias em uma hora”, conta Eduardo Shiniti Takeuchi, personal trainer da Academia Reebok Sport Club e especialista em Fisiologia e Metodologia do Treinamento Desportivo da Universidade Federal de Medicina de São Paulo (Unifesp).

14. Comprinhas do bem

Quem disse que uma visitinha ao shopping não emagrece? Em 60 minutos passando pelos corredores e vitrines com uma caminhada moderada, você dá adeus a aproximadamente 250 calorias. Pode usar de argumento para explicar para o maridão por que gosta tanto desse programa.

15. Leve seu baby

“Se você estiver carregando o seu bebê durante o passeio, o gasto energético aumenta em 140 calorias. Ou seja, você queima 390 calorias no seu passeio!”, conta Anderson Vieira. Só tome cuidado para não forçar demais a coluna nem os braços.

16. Vá de escada

Trocar o elevador ou a escada rolante pelas escadas é benéf­ico tanto para a saúde quanto para o corpo. “Além de ser um bom exercício, que deixa pernas e glúteos ­firmes, em apenas 25 minutos você pode eliminar cerca de 200 calorias”, conta Eduardo Netto, personal trainer da rede Bodytech (SP).

17. Pegue uma onda

Se você curte surfar, aí vai outro bom motivo para investir no esporte. Além de relaxante e refrescante, em uma hora de surfe você queima 200 calorias. Então, pegue sua prancha e embarque nessa!

18. Brincar emagrece!

Que tal chamar a garotada: f­ilhos, sobrinhos e quem mais você quiser, para jogar peteca? A atividade parece leve e descontraída, mas garante um resultado e tanto para quem quer emagrecer. Segundo Eduardo Netto, em 60 minutos dá para queimar 300 calorias. E brincando, literalmente!

19. Raquetadas certeiras

Com esse tempinho, ­fica dif­ícil pular na água do mar, não é mesmo? Mas nem por isso você precisa suspender a viagem... Convide uma amiga — ou a sua cara-metade — para jogar frescobol e dê adeus aos quilinhos extras. Se a ideia for apenas brincar, em uma hora vocês gastam 300 calorias. Mas se o jogo esquentar e vocês jogarem pra valer, sem errar, a situação ­fica ainda melhor: a queima passa para 500 calorias

20. Aposte na magrela

Que tal adotar a bicicleta como meio de transporte? “O gasto calórico pedalando a uma velocidade de 18 km/h é de aproximadamente 420 calorias/hora”, conta Adriana Nascimento, campeã de mountain bike. Mas se você acha difícil circular pelas grandes cidades com a bicicleta, a atleta dá uma ótima alternativa: “Que tal um passeio de bike no domingo de manhã? Comece com um percurso de 40 minutos e vá aumentando dez minutos por domingo, durante três semanas consecutivas. Se considerar uma pessoa de 70 quilos mantendo um ritmo tranquilo ao ponto de conseguir conversar durante todo o caminho, são 280, 350 e 420 calorias a cada domingo, respectivamente”, explica a atleta. Acompanhe o progresso também no seu corpo!

21. Estica e puxa

Segundo Eduardo Takeuchi, durante uma aula de 50 minutos de alongamento você gasta até 200 calorias. Maravilha, não é? Quem disseque essa técnica, aparentemente mais zen, não dá conta do recado?

22. Faça um som

Se você tem aptidão e curte tocar instrumentos, invista na bateria como uma aliada na perda de peso. Tocando durante 60 minutos, você pode perder até 230 calorias, e ainda aliviar a tensão!

23. Carinho anticalorias

Quem resiste ao toque relaxante e estimulante da massagem? Se for a dois, em um clima romântico, melhor ainda... A boa notícia é que enquanto você massageia seu companheiro durante uma hora, pode perder até 240 calorias.

24. Debaixo do edredom

Se o clima esquentar, deixe rolar. Você pode queimar até 400 calorias, e com muuuito prazer. Ah, e a prática também faz bem para a saúde, o humor, a pele...

25. Todas a bailar

As aulas de dança de salão são uma excelente oportunidade para conhecer pessoas e se divertir. E tem mais. Na base do dois pra cá e dois pra lá, você detona até 430 calorias em uma hora!

26. Competição proveitosa

Se você acha que para emagrecer é preciso sofrer, está muito enganada. Que tal juntar sua turma para uma partida de boliche? Além de se divertir, você pode fazer um strike e tanto no excesso de peso: detonar até 250 calorias!

27. Banho no possante

Prepare o balde, separe o sabão e a esponja e capriche no cuidado com o seu automóvel. “Lavando o carro, com energia e disposição, você se livra de 200 calorias”, conta Bruno Cantelli, personal trainer da Academia Reebok Sports Club (SP).

28. Academia sobre rodas

Aproveite o f­inal de semana para patinar no parque. “A patinação in-line é diversão em forma de exercício. A­final, ao se equilibrar nas rodinhas, você fortalece glúteos, abdome, pernas, alivia o estresse e ainda queima cerca de 390 calorias”, avisa Bruno Cantelli.

29. À beira-mar

Andar na areia fofa é um exercício que proporciona diversos benefícios. Relaxa, enrijece e fortalece a musculatura dos membros inferiores e ainda torra cerca de 370 calorias durante 30 minutos, já que o terreno exige mais esforço.

30. Jogue pingue-pongue

Parece brincadeira, mas pode acreditar: jogando pingue-pongue por 40 minutos você dá adeus a 400 calorias! Tá na hora de fazer valer o salão de jogos do seu prédio, que você não visita há tempos...