Se atentar a alguns cuidados e atitudes no dia a dia pode ser o segredo para você conseguir atingir suas metas no treino. Duvida? Confira os conselhos listados por um profissional para garantir melhores resultados no treino para sempre!

Por Ana Paula Ferreira | Foto Shutterstock

Adotar alguns cuidados e atitudes simples no dia a dia podem te ajudar – e muito! – a otimizar ainda mais os efeitos das atividades físicas. Abaixo, Vinicius Possebon, educador físico e criador do “Queima de 48 horas”, listou 5 conselhos para garantir melhores resultados no treino para sempre!

1. Faça alongamento

“Pode parecer clichê, mas este é um dos conselhos mais preciosos para quem pratica qualquer atividade física, desde caminhada até exercícios de alta intensidade como o HIIT, por exemplo. O alongamento é o primeiro ‘exercício’ de um treino de qualidade e ainda tem muita gente que treina e não faz”, diz Possebon. Um exemplo de alongamento indicado pelo profissional é girar os braços, puxar os ombros e as pernas, e tentar encostar as mãos no chão sem dobrar os joelhos para começar a aquecer a musculatura.

2. Combine exercícios

Uma ótima forma de tirar melhor proveito da atividade física é ter mais de uma modalidade de exercícios físicos no seu treino. “Um exemplo disso é a combinação entre exercícios de alta intensidade, que auxiliam no emagrecimento e no condicionamento físico, com a musculação que aumenta a massa muscular.”

3. Tenha uma alimentação balanceada

“Adotar uma alimentação mais equilibrada deve ser levado a sério a vida inteira e não algo para você fazer apenas por alguns meses, pois além de contribuir com o emagrecimento, vai deixar sua vida muito mais saudável”, explica ele. “Em geral, dietas de 1.200 calorias que as pessoas costumam fazer por alguns períodos não são nem de perto a melhor forma de emagrecer pois elas não se consolidam. O ideal é adotar uma dieta mais realista que te permita seguir para sempre”, completa.

4. Dê um passo de cada vez

“Para ter total proveito da atividade física e resultados de qualidade, não adianta colocar um objetivo final muito grande, como planejar perder 10 Kg, em um prazo impossível de 10 dias, por exemplo. É preciso traçar a meta macro e dividi-la em etapas menores. Eu sempre recomendo adotar a metodologia de dividir as conquistas por semanas e dá certo.  Além disso é essencial acompanhar os progressos para se manter motivado mesmo quando os resultados não forem tão evidentes.”

5. Tenha consistência

O último e principal conselho para as pessoas tirarem melhor proveito da atividade física para sempre é fazer com que elas entendam que o exercício físico precisa estar e fazer parte da vida dela para sempre. “Dietas malucas, exercícios para atingir um único objetivo são temporários e você rapidamente poderá ‘voltar à estaca zero’. Então tenha sempre um mantra sobre vida saudável: comece, continue e nunca desista!”