Não se atentar a alguns detalhes antes e durante a corrida de rua podem atrapalhar o seu objetivo. Saiba quais são os 5 erros mais comuns das iniciantes e como fugir deles!

Por Karine César | Foto Getty Images | Adaptação web Ana Paula Ferreira



Treinamento em dia, hidratação e alimentação à risca... Está tudo certo para encarar a sua primeira prova de 5 ou 10 km, certo? Mas alguns detalhes antes e durante a corrida podem atrapalhar o seu objetivo. Confira os 5 erros mais comuns das iniciantes em corridas de rua...

1. Não se esqueça de carregar seu relógio

Hoje em dia a maioria deles tem GPS e precisa estar com carga para funcionar. Verifique na noite anterior se ele tem bateria suficiente para ainda estar ligado no dia seguinte. Do contrário, você pode ter uma surpresa nada agradável e ficar sem tempo suficiente para carregá-lo. 

2. Cheque a previsão do tempo

Como você não pode controlá-lo, faça o melhor para se adaptar a ele.  Se houver chances de esquentar, já separe protetor, boné e óculos de sol. Se a previsão for de chuva, separe uma capa para usar até a hora da largada e outra roupa para se trocar depois da prova.

3. Mantenha o mesmo ritual

A frase “nada de novo no dia da corrida” é muitas vezes repetida pelos treinadores e atletas mais experientes por um motivo. Estrear uma blusa, um tênis, comer algo que não está acostumada pode comprometer o seu rendimento. Vai que a camiseta tenha uma costura que incomoda? Melhor não arriscar.  Fique com o que conhece. Use os equipamentos que você utilizou durante os treinos, tome o café da manhã pré-corrida com o qual está acostumada... Nada de inventar no dia da prova.

4. Respeite a saída 

A organização coloca “currais” com o pace (ritmo) dos corredores. Isso existe por um motivo. Para que você comece a prova cercada por pessoas que correm no ritmo semelhante ao seu. Se você larga em um pace mais rápido, irá atrapalhar os outros e, ainda, corre o risco de ser pisoteada. Se ficar muito atrás, pode pegar o pessoal que só vai para caminhar.

5. Controle o ritmo

É fácil ficar animada e emocionada no dia da corrida. Saia de forma discreta e vá aumentando a velocidade aos poucos. Além de evitar que quebre no meio da corrida, você tem mais chances de ultrapassar as pessoas quando acelera do meio para o fim. Isso a deixará mais confiante, acredite!

Quer conferir mais dicas sobre corrida de rua? Então, corra para as bancas ou garanta a sua Corpo a Corpo aqui