Que a atividade física oferece inúmeros benefícios para o corpo, todo mundo já sabe. Mas que tal descobrir as 5 principais mudanças que ocorrem no organismo após os exercícios? Confira!

Por Redação Dieta Já! | Foto Shutterstock | Adaptação Ana Paula Ferreira



Todo mundo sabe que não são apenas mudanças físicas que os treinos oferecem para o corpo. Além dos inúmeros benefícios que eles promovem para a silhueta, os exercícios ainda contribuem – e muito! – para a saúde e o bem-estar, especialmente para aqueles que mantem uma regularidade. 

Que tal descobrir as 5 principais mudanças que ocorrem no corpo após o início das atividades físicas? Natalia Bruzzone, professora da Smart Fit, nos indicou quais são elas.

Vale ressaltar que, para obter esses benefícios, é recomendável que o treino tenha duração mínima de 30 minutos e deve ser realizado três ou mais vezes por semana.  “Você pode não perceber, mas depois de meia hora de exercício físico seu organismo já começa a mudar para melhor. Essas alterações evoluem se você mantiver a atividade física na rotina e tornar isso um hábito”, complementa a profissional

Confira abaixo as principais mudanças proporcionadas pelas atividades físicas:

1. Melhora o metabolismo

Quando a pessoa leva uma vida sedentária e começa a praticar algum tipo de exercício físico, rapidamente, o organismo acelera os gastos calóricos. Isso porque é necessário mais energia para atingir os objetivos dentro da atividade, exigindo que o metabolismo trabalhe de maneira mais rápida.

2. Promove maior disposição

Justamente por acelerar o metabolismo, quem inicia a prática de uma atividade física consegue ter mais disposição para as atividades dentro e fora da academia.

3. Melhora a concentração

Estudos apontam que o intenso fluxo de sangue que envolve o cérebro durante a prática de exercícios físicos é uma espécie de turbo para as células cerebrais. Trabalhando em alta atividade, elas garantem alta clareza mental antes, durante e depois da atividade física. Esse benefício é possível ser alcançado mesmo se praticado poucos minutos de exercícios.

4. Aumenta o condicionamento físico

Aquela sensação de fadiga ao subir uma escada, por exemplo, diminui, pois, o coração fica mais condicionado, melhorando inclusive a circulação sanguínea.

5. Melhora a flexibilidade

A atividade física exige uma mobilidade articular mínima. A pessoa sedentária que passa a praticar um exercício passa a forçar naturalmente novos limites de amplitude, assim como a coordenação motora e reflexos.