O alongamento serve para aumentar a flexibilidade, preparar a musculatura antes do treino e desacelerar depois. Saiba mais sobre os benefícios do alongamento

Reportagem: Carla Festucci

alongar-se e essencial para o nosso corpo...

Alongar-se aumenta a flexibilidade e melhora a postura

Foto: ShutterStock

Essencial para o nosso corpo, o alongamento não precisa ser exaustivo e muito menos dolorido! E como benefícios, eles aumentam a nossa flexibilidade, melhoram a postura, preparam a musculatura antes do treino e desaceleram o corpo depois dele.

Além disso, um estudo realizado na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), pela fisioterapeuta Eliane Coutinho, revelou que os exercícios de alongamento sem uso de carga - mantidos durante 60 segundos, com intervalos de 30 segundos - aumentam o comprimento do músculo e a massa muscular.

"Os alongamentos são muito importantes sim para uma boa condição física. Uma pessoa consegue ficar sem trabalhar a flexibilidade, mas com certeza terá um déficit num âmbito geral", diz a professora de Educação Física da Academia Competition (SP), Adriana Ramos Schierz.

Segundo ela, o alongamento deve progredir de maneira crescente e de acordo com a necessidade de cada indivíduo. E atenção à dica: "a atividade será eficaz se todos os segmentos estiverem bem posicionados, com atenção aos detalhes: calma e isolamento contribuem para o sucesso do exercício".

Segundo o presidente do Comitê de Traumatologia do Esporte da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT), Dr. André Pedrinelli, geralmente dá para melhorar em até 30% o alongamento de uma pessoa. Aproveite que as mulheres têm maior facilidade para essa atividade e se jogue nestes exercícios saudáveis, prazerosos e necessários!