Estudo apontou que 70% dos trabalhadores brasileiros são estressados. Saiba como a atividade física pode ajudar a combater esse problema

Por Karine César | Foto Shutterstock | Adaptação Web Ana Paula Ferreira

Segundo dados da International Stress Management Association no Brasil (ISMA-BR), 70% dos trabalhadores brasileiros são estressados. “Essas pessoas fabricam adrenalina e cortisol em excesso, o que aumenta a frequência cardíaca e a pressão arterial”, explica Élcio Pires Júnior, coordenador da Cardiologia e Cirurgia Cardiovascular do Hospital e Maternidade Sino-Brasileiro, de Osasco (SP). 

Para combater as tensões diárias, nada melhor que praticar exercícios. Eles estimulam a produção de serotonina, hormônio responsável pela sensação de bem-estar. Mas em qual atividade apostar? “O ideal é que a pessoa procure algo que a agrade. Senão, o efeito pode ser o contrário. Em vez de relaxar, acaba ficando ainda mais nervosa”, indica Damaris Dias, professora da Smart Fit, de São Paulo (SP). Caminhada, corrida leve, bicicleta, ioga, natação e lutas estão entre as melhores opções para aliviar o estresse.

Quer conferir mais estudos sobre fitness? Então, corra para as bancas ou garanta a sua Corpo a Corpo aqui!