Você sofre com cólicas menstruais? Então, saiba como aliviar o desconforto com um plano de exercícios. Confira!

Por Kelly Miyazato

Pratique atividade física e mande embora as cólicas menstruais
Foto: Fábio Mangabeira

Para algumas mulheres o período menstrual é quase uma tortura. Afinal, depois de padecerem na TPM, sofrem com a dismenorreia, ou seja, a famosa cólica menstrual, que pode ser tão incapacitante que atrapalha a rotina feminina.

De acordo com Adriano de Oliveira Silva – professor da Smart Fit (SP) –, propõe à mulher que sofre de cólicas fortes:
- Busque orientação médica
- Procure incluir exercícios físicos em suas tarefas diárias, afim de promover sensação de bem-estar, além da produção de substâncias para o alívio da dor.

"Não é indicado treinar com esse tipo de desconforto. Embora, se ao pressupor que poderá ter uma crise ‘suportável’, é recomendável continuar a rotina de treinos em ritmo moderado. Vale ressaltar que movimentos bruscos ou com carga de peso alta devem ser evitados”, alerta o professor. 

Silva desenvolveu um treino com exercícios para aliviar as dores femininas com séries de 12 a 15 repetições; intervalo de 30 segundos a 1 minuto e velocidade de execução na proporção de 2 dois segundos para ir e 2 para voltar. Confira as dicas:

- Leg Press ou agachamento com dumbell – 3 séries;
- Elevação pélvica – 2 séries;
- Abdominal na Bola – 2 séries;
- Pulley Fechado ou Remada baixa fechada – 2 séries.