Com a ajuda de aplicativos, você pode se exercitar sozinha, quando e onde quiser

Reportagem: Rita Trevisan e Caroline Bastos

aplicativos-treinos

Aplicativos para celular ajudam a aprimorar os treinos como corrida, bike, entre outros exercícios
Foto: Caio Mello

Os aplicativos desenvolvidos para ajudar nos treinos podem ser ideais para quem quer uma orientação na hora de malhar. Mas antes de começar qualquer tipo de treinamento, os especialistas aconselham passar por um médico, para verificar se as condições de saúde permitem a realização de exercícios. Afinal, mesmo os treinos de baixa intensidade podem oferecer riscos a quem já tem qualquer tipo de lesão ou doença crônica.

Além disso, para exercícios mais puxados, como os feitos com pesos ou as corridas de alta performance, o acompanhamento de um educador físico é muito importante. “Pequenas correções de postura, ângulos articulares, intensidade de cargas e possíveis ajustes no treino são primordiais para a saúde. A orientação presencial é sempre muito mais completa”, pondera Juliano Maestro, educador físico da Academia Italy (SP). Para quem se animou, a Corpo a Corpo preparou uma seleção de recursos que podem ajudar a turbinar os exercícios. Escolha o seu!

Nike + Running

É um aplicativo de corridas bastante popular. Permite que a corredora acompanhe, compartilhe e compare sua corrida de qualquer lugar e a qualquer hora, usando apenas o celular. O GPS e o acelerômetro, por exemplo, registram a distância, a velocidade e o tempo do treino, com precisão. Também é possível, durante a corrida, mudar a música e receber feedbacks de áudio a cada quilômetro percorrido. Para motivar a atleta, o aplicativo permite que ela compartilhe o mapa do trajeto, o início da corrida e os resultados no Facebook, além de se conectar ao nikeplus.com (um grupo de corrida enorme!). Grátis para iPhone e iPod Touch.

Runtastic

Funciona mais ou menos como o anterior, permitindo analisar o desempenho com dados objetivos a cada treino. Além disso, gera estatísticas semanais e mensais. O aplicativo inclui uma lista com mais de 30 atividades esportivas, como corrida, ciclismo, patinação, entre outros. Para quem já corre, ele age como um estímulo contínuo, oferecendo rastreio automático de distância, tempo, velocidade, passo, calorias consumidas, altitude, batimento cardíaco, entre outras diversas funções. Grátis para iPhone e Android.

Sports Tracker

Ótimo para quem faz ciclismo, caminhada, corre e pratica qualquer outra atividade física baseada em distância. Permite a criação de diagramas e de planos personalizados de treinamento. Além de mapas, ele oferece calculadora de tempo e de distância percorrida, contador de passos e de calorias queimadas e a altitude dos treinos e provas. Associado a um monitor compatível, também mede a frequência cardíaca. Por fim, o programa compartilha dados, fotos e músicas ouvidas no site do aplicativo e no Facebook. Grátis para iPhone.

Cyclist Pro GPS+

 

Permite sistematizar a experiência de pedalar, dando à usuária a possibilidade de determinar quanto quer percorrer ou quantas calorias quer perder. Além disso, mostra velocidade, distância, gera mapas e ótimos relatórios para acompanhamento. Disponível para iPhone por US$ 3.

 

GAIN Fitness

Cria exercícios físicos individualizados, com base no conhecimento de treinadores profissionais certificados. Possui mais de 700 atividades (de resistência, treinamento pliométrico, ioga, etc.) e pode criar outras, sob medida. O app também possui rastreamento fácil e monitora as atividades. Depois, sincronizado com o site, permite à usuária administrar seu treino pela internet ou por celular. Grátis para iPhone.

Endomondo

Gerencia o tempo, a distância, a velocidade e as calorias gastas. Ideal para quem pratica esportes como ciclismo, corrida ou caminhada. O app sincroniza todas as atividades com um site e disponibiliza o trajeto no Google Maps, além de compartilhar informações no Facebook e Twitter. Grátis para iPhone, Android e BlackBerry.