As posições invertidas de ioga estão entre as mais bonitas, conhecidas e desafiantes para qualquer praticante da modalidade. Confira as dicas de profissional para conseguir realizá-las. Saiba mais sobre os benefícios que elas oferecem ao corpo e a mente!

Por Ana Paula Ferreira | Gif Divulgação 

 

Você já deve ter visto nas redes sociais alguns cliques de famosas como Isis Valverde ou Gisele Bündchen na famosa posição invertida de ioga. Mas não são só lindas fotos que essa técnica rende, não. Segundo Priscilla Leite, professora de ioga responsável pelo curso “Festa De Posturas De Sustentação Sobre os Braços e Invertidas” do Namu Cursos, a postura invertida auxilia o sistema linfático, circulatório e digestivo, promove equilíbrio e foco, acalma a mente e fortalece o abdômen. Além disso, ela ainda tem um papel muito importante no desenvolvimento da maior tolerância e adaptabilidade à mudança. “Ficar de cabeça para baixo favorece uma nova perspectiva de nós mesmos e do mundo ao nosso redor”, explica a professora.

As posições mais comuns são Bakasana (postura do corvo), Sirsasana (invertida sobre a cabeça), Pincha Mayurasana (postura do pavão) e Adho Mukha Vrksasana (parada de mãos). Priscilla esclarece que a famosa posição do corvo não é invertida, e sim uma postura de sustentação sobre os braços. “Vale lembrar que eu ensino essas posturas como uma forma de preparar o corpo para as invertidas”, reitera. 

Como fazer? 

De acordo com a professora, é preciso ter prática e muita paciência. “Nós vivemos em um mundo no qual somos acostumados a tudo se mover muito rápido. A ioga nos convida a desacelerar a mente e a olhar para dentro. A prática não desaponta. Confie e pratique.”

Quem pode tentar?

Segundo Priscilla, há certas contraindicações que devem ser consideradas, principalmente se você já tem histórico de lesões ou doenças. “É indicado para praticantes de vinyasa ioga, ou seja, é necessário ser familiar com as posturas básicas e técnicas de respiração, não ser cardíaco e não ter lesões na cervical ou ombros”, esclarece ela.