EPOC é a capacidade do organismo de queimar calorias mesmo depois do treino. Veja quais são as atividades físicas que estimulam o EPOC e aceleram o metabolismo

Por Rita Trevisan e Louise Vernier

Atividades que aceleram o metabolismo

Os exercícios que estimulam o EPOC ajudam a queimar
mais calorias, por mais tempo
Foto: Caio Mello

EPOC que quer dizer "excess post excersise oxygen consumption", ou, em tradução livre, "consumo excessivo de oxigênio após o exercício". Durante a prática de exercícios mais intensos, a utilização do oxigênio é tão grande que o metabolismo acelera pra valer e, mesmo depois do fim do treino, o corpo não volta à situação anterior de reporuso imediatamente.

Simplificando, "O EPOC é o intervalo que o organismo leva para se recuperar e retornar aos níveis energéticos de repouso", explica Raquel Reis, membro da Sociedade Brasileira de Personal Trainer (RJ).

"Nessas ocasiões, o organimso ainda continua queimando calorias por um bom tempo, mesmo se a pessoa já estiver descansando", garante Gabriel Signorelli, personal trainer da Academia BodyTech (RJ). Durante o EPOC, o gasto calórico pode se manter a 15% acima do normal, mesmo se estivermos em repouso. É claro que o nível varia bastante de um exercício para outro. Veja as atividades que aceleram o metabolismo.