Nós sabemos que nada em excesso faz bem para a saúde - e essa regra, é claro, também se aplica aos treinos! Saiba mais sobre a Síndrome de Excesso de Treinamento (SET) e os problemas que ela pode causar à saúde!

Texto Rita Santander | Foto Shutterstock | Adaptação web Ana Paula Ferreira



Você sabia que o excesso de exercício físico pode sobrecarregar o corpo e evoluir para a Síndrome de Excesso de Treinamento? Essa síndrome, conhecida como SET, provoca alterações cardíacas e pode levar a outros problemas. 

Os primeiros sinais podem surgir durante a malhação, com a diminuição de desempenho. Na SET, os batimentos cardíacos podem se manter elevados, mesmo quando se estiver em repouso, além de provocar insônia, irritabilidade, crescimento anormal do coração e cansaço exagerado. “São sinais de alerta do corpo dizendo que está precisando de descanso”, observa Mauricio Fadel, ortopedista do Hospital e Maternidade São Luiz Anália Franco. 

Para evitar que essa síndrome apareça, o primeiro passo é desacelerar e relaxar. “O ideal é ficar, pelo menos, uma semana sem treinar”, orienta Fadel. O segundo passo é manter alimentação equilibrada, rica em vitaminas, minerais, carboidratos de absorção lenta e proteínas.

Via Revista Dieta Já! Ed. 259