Quer ter pernas lindas? Nós ensinamos os melhores exercícios para tornear as pernas e desfilar com coxas tonificadas

Reportagem: Carmen Cagnoni

aposte nos exercícios para os membros inferiores...

Para quem faz academia, jump, transport e step são boas opções

de exercícios aeróbicos para os membros inferiores

Foto: Ella Dürst

A prática de exercícios é essencial para desfilar pernas de dar inveja a qualquer um. "Como o tempo é curto, faça isso todos os dias (com intervalo de 24 horas), alternando localizados, que auxiliam na manutenção da massa magra e na tonificação muscular, com aeróbicos, que ajudam no processo de perda de gordura", recomenda Juliana Ramalho, educadora física do Centro de Bem-Estar Levitas (SP).

Aeróbicos

Transport, step e jump, para quem faz academia, e corrida na rua, de preferência com subida, para quem não tem local específico.

Localizados

Agachamento, quatro apoios, agachamento unilateral, adução, abdução e panturrilha.

 

Faça séries curtas, de seis a oito repetições com carga pesada, para quem já treina. Para quem é sedentário, o ideal é realizar mais repetições, como 3 séries de 15 repetições, com peso moderado.

 

Pedale

para ter pernas incríveis, pedale!

Pedalar te dá pernas mais firmes e, de quebra, ainda aumenta sua

resistência. Quer mais?

Foto: Caio Mello

"O ciclismo ajuda (e muito) a firmar e a tonificar os músculos. Em média, 15 minutos diários são suficientes para enrijecer as pernas, tanto o lado de dentro das coxas quanto as panturrilhas. Além desse benefício, a prática ainda auxilia no preparo físico, por ser uma atividade aeróbica", conta Maurício Póvoa Barbosa, ortopedista e médico do esporte da Clínica Orthobone (SP).

Para pedalar, o mais indicado são tênis confortáveis, próprios para a atividade. "Quem vai praticar ciclismo deve usar roupas mais finas e leves, para que o corpo respire. Os acessórios são indispensáveis para a prática outdoor: capacete, cotoveleiras e joelheiras", lembra o médico.

"Na primeira semana já é possível notar diferença. Além de pernas mais firmes, você ganhará resistência. É sempre bom lembrar que é preciso alongar corretamente antes e depois da prática, contar com o auxílio de profissionais e não exagerar na dose nos primeiros dias, para evitar o risco de lesões", ensina o médico.