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Malhar hoje garantirá o seu corpaço de amanhã. Então, aproveite o inverno para treinar e fique tranquila quando as roupas curtas e apertadas voltarem à cena. São apenas 15 minutos de exercícios por dia. Não tem desculpas, vai?

Por Karine César | Fotos Danilo Tanaka | Cabelo Carlos Fernandes | Make Ivone Rais (ambos do Salão 1838) 

Falta de tempo, grana curta e não gostar de academia estão entre as principais justificativas de quem não quer encarar uma rotina de treino. Esses também eram os contra-argumentos que Lana Pessoa, personal trainer, de São Paulo (SP), recebia de suas alunas. “Comecei a publicar no Instagram estratégias para que a pessoa conseguisse driblar todos esses pretextos. Na época, criei a missão mulher-maravilha. O desafio era praticar uma hora de exercícios aeróbicos todos os dias, por um mês, e compartilhar o resultado na rede social”, conta. 

A experiência foi tão positiva que ela criou mais dois produtos. O coach on-line e a missão fitness, que lançou há menos de quatro meses. Esse último veio com o objetivo de acabar de vez com todas as desculpas. As aulas on-line têm apenas 15 minutos de duração e dá para fazer em casa.

Mudança perceptível

O programa tem duração de dois meses. Segundo Lana Pessoa, esse é o tempo mínimo para que o resultado possa ser visto na foto. “No primeiro mês, ela já sente uma melhora e tanto na força e no condicionamento cardiorrespiratório. Mas são alterações mais internas. No exterior — na silhueta, mesmo —, o prazo é um pouco mais longo”, diz. 

Tanto no primeiro mês quanto no segundo, as aulas englobam exercícios aeróbicos — para manter a frequência cardíaca elevada e o gasto calórico também — e de fortalecimento — pode ser para o corpo todo ou uma região específica. Os 30 dias iniciais são compostos de 9 movimentos. Nos 30 restantes, o número sobe para 12. 

A pedido da Corpo a Corpo, Lana criou um programa exclusivo para as leitoras colocarem em prática durante 60 dias para ficarem prontas para a primavera. Afinal, daqui a pouco os casacos voltam para o armário e entram os vestidos, as saias, os shorts, as regatas... E não dá para correr atrás do prejuízo depois. Então, agora é a hora de focar!

Missão fitness 

Você irá escolher os exercícios que serão praticados no dia, desde que respeitando as orientações da professora  (confira no quadro). É 1 minuto ativo — tentando executar o maior número de movimentos possível dentro desse tempo — e 30 segundos de descanso para cada exercício. A indicação é que você realize as aulas 1, 2 e 3 na sequência, descanse um dia, e repita novamente, completando a frequência semanal de seis vezes.  Se quiser repetir o programa depois dos 60 dias, pode fazê-lo, mas não pense que ficará mais fácil. “Com a metodologia por tempo de execução, o programa sempre será desafiador. No início, a pessoa destreinada faz apenas dez repetições em um minuto. No fim do programa, ela estará executando 30, no mesmo tempo. Você não tem nenhum fator limitador”, reforça Lana Pessoa.

Cada exercício recebeu uma cor conforme o seu objetivo:

Azul → trabalha a parte aeróbica

Vermelho → trabalha pernas e bumbum 

Verde → trabalha a região do culote

Escolha 3 exercícios dos 12, sendo um de cada cor. Faça 1 minuto de cada, com 30 segundos de descanso entre eles. Depois, repita esse bloco de movimentos mais 2 vezes.

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