A busca pelo crossfit tem se tornado cada vez maior entre o público feminino. Contudo, assim como todas as outras atividades físicas, antes de iniciar os treinos é necessário ter algumas informações importantes sobre a modalidade. Confira!

Por Ana Paula Ferreira | Foto Shutterstock



O crossfit tem sido cada vez mais procurado pelas mulheres que querem manter o corpo e a saúde em dia. Contudo, assim como qualquer atividade física, antes de iniciar os treinos é necessário entender como a modalidade funciona, quais cuidados devem ser tomados para evitar lesões, como se preparar para os treinos, entre outras informações importantes para que tudo corra bem durante a aula e você aproveite todos os benefícios que ela pode oferecer. 

Por isso, consultamos o coach Neto Quartucci, da CrossFit Delta One, de Sorocaba (SP), que esclareceu tudo que você precisa saber antes de começar a treinar crossfit. Confira e se prepare para os novos desafios que vêm por aí! ;)

Corpo a Corpo: Como o aluno deve se preparar para começar o crossfit?

Neto Quartucci: O primeiro passo é estar liberado pelo médico para a prática da atividade física. Depois, buscar no site da crossfit um box afiliado, fazer uma visita para conhecer e também marcar uma aula experimental, para entender a dinâmica do treino. 

Corpo: É necessário estar ativo e já ter bom condicionamento físico ou qualquer um pode tentar?

NQ: É claro que estar praticando alguma atividade física vai te ajudar, mas não necessariamente é preciso ter um bom condicionamento ou ser atleta para dar início ao crossfit. É importante entender que todo iniciante deve passa por aulas fundamentais, onde os movimentos básicos da modalidade e a filosofia dos treinos são ensinados. Também é o momento onde o aluno começa a entender a dinâmica de uma aula, que é sempre é dividida em três momentos: aquecimento, técnica e Wod (work out of the Day), onde é realizado o treino. 

Corpo: Quais cuidados os novos alunos – e os antigos também – devem tomar ao iniciar os treinos de crossfit?

NQ: Vou listar alguns cuidados para quem pretende iniciar na modalidade:

1.  Só deve ser praticado com a supervisão de um profissional de educação física com certificação internacional da CrossFit Inc.
2. É importante que os praticantes se informem sobre o currículo do coach (professor) com quem estão treinando.
3. Também importante praticar dentro de uma box de crossfit afiliada a CrossFit Inc.
4. Um bom coach vai preparar os treinos para atender diferentes tipos de alunos, mas sempre o desafiando de forma segura, executando os movimentos com técnica e postura.
5. Aquecimento também faz parte do treino, e um bom treino vai passar por um bom aquecimento, para evitar chances de lesões.
6. Não treine sempre no limite, por mais desafiador que o crossfit seja, não é preciso excessos para atingir seus objetivos.
7. Sempre siga as orientações do seu coach. Não tem pessoa mais preparada para te orientar. Caso tenha dúvidas, pergunte e questione. Um bom treinador terá a resposta que esta buscando. 

Corpo: Todos podem praticar? Tem alguma contraindicação?

NQ: Sim, qualquer pessoa pode praticar, seja atleta, idoso, criança, adolescente ou pessoas sedentárias. Se uma pessoa está apta a fazer atividade física também está apta a praticar o crossfit, pois é possível adaptar e balancear o treino de acordo com cada um. O crossfit utiliza muitos exercícios com o peso do próprio corpo e isso se traduz de maneira extremante positiva para o funcionamento normal de qualquer pessoa no dia-a-dia.

Corpo: Qual o melhor tipo de tênis para esse esporte?

NQ: É recomendado usar tênis que sejam mais retos, para dar estabilidade. Posso indicar dois bem conhecidos no mercado: os modelos Metcon, da Nike, e o Nano, da Reebok – ambos produzidos para atender as características dos exercícios do crossfit. Vale lembrar que existem também os tênis específicos para o levantamento de peso – as chamadas sapatilhas de LPO –, importantes para este tipo de movimentos. 

Corpo: Por que é importante treinar crossfit em um box afiliado? Qual formação o professor tem que ter para ministrar as aulas?

NQ: Estar dentro de um box afiliado faz a diferença, mas como expliquei acima, o coach de crossfit precisa realizar um curso aplicado pela CrossFit Inc., fazer uma prova e ser aprovado. Mas é claro que, além disso, o profissional tem que estar sempre se atualizando e reciclando seus conhecimentos através de estudos diários e outros cursos que a própria CrossFit Inc. disponibiliza, além de também praticar. 

Corpo: Por que você acha que existe tanta procura pelo crossfit? 

NQ: Percebo que os praticantes buscam o crossfit por dois motivos: o primeiro é a rápida melhora no condicionamento físico e pelo alto gasto calórico; e em segundo o fato de não seguirmos uma rotina como na musculação, e termos treinos sempre dinâmicos fazem até mesmo aqueles que nunca se encaixaram dentro um programa de treinamento, se apaixonem por esta modalidade.