Saúde
  Comece bem o dia
Gostosos e nutritivos, os cereais matinais são perfeitos para você comer logo cedo e garantir energia na sua jornada, sem extrapolar nas calorias!

CIBELE CARBONE
FOTO: FÁUSTULO



Imagine um café da manhã completo, com pães, frutas, queijo, leite... Hummm, só de pensar dá água na boca. Mas na correria do dia-a-dia a gente sabe que nem sempre sobra tempo de preparar uma refeição como essa. Então, que tal juntar todos os nutrientes desses itens em apenas uma tigelinha, sem abrir mão de um desjejum saboroso? "Os cereais matinais são excelentes fontes de carboidratos e ainda têm vitaminas, fibras e minerais, como o ferro. Tudo isso com baixo teor de gordura", explica a nutricionista Camila Pinto, da NutriClube (PR).

Atualmente é possível encontrar nos supermercados inúmeras opções de cereais, como aveia, granola, flocos de milho e de arroz. "Por conterem uma quantidade muito boa de fibras, ajudam no funcionamento do organismo, principalmente no trânsito intestinal", diz a nutricionista Mariana Del Bosco (SP). Outra grande vantagem para incluir esses grãos nos seus hábitos alimentares: além de nutritivos, são magrinhos. Para você ter uma idéia, um pãozinho francês sem miolo tem 130 calorias. Ao colocar uma fatia de queijo branco (60 cal.) e outra de blanquet de peru (20 cal.), vai ultrapassar 200 calorias. Isso sem contar uma fatia de fruta, um copo de achocolatado... "Uma porção de cereal matinal substitui o pão, já que também é fonte de carboidrato. E você pode combiná-la de diversas formas para que a refeição fique completa, sem precisar ingerir mais do que 300 calorias", garante Mariana. Aliás, essa quantidade é perfeita para quem quer manter a silhueta em dia ou até mesmo perder alguns quilinhos extras. E aí, vamos nessa?

Não caia em CILADA

Ok, cereal matinal é um alimento ultra-saudável e tem pouquíssimas calorias. Só que é justamente por isso que muita gente acha que pode consumir sem critério algum. Veja como não transformar esse alimento no principal vilão da dieta.

NUNCA EXAGERE NA QUANTIDADE
Assim como qualquer alimento, você não pode ingeri-lo em excesso. Além de comprometer a silhueta, ainda há o risco de o seu intestino trabalhar demais com o nível elevado de fibras.

LEIA SEMPRE O RÓTULO
Existem muitos cereais que só apresentam amido e açúcar (e, às vezes, têm até gordura!). Aí não vale a pena, pois é colocar no prato calorias a mais e nutrientes a menos.

CUIDADO COM O CHOCOLATE
É legal checar se essa guloseima não aumenta demais o valor calórico do produto.

EQUILIBRE OS NUTRIENTES
Todos os cereais são ricos em carboidrato e também fonte de energia. Portanto, nada de incluir pão ou bolacha na mesma refeição, para não engordar.

Turbine sua tigela
Comer todo dia a mesma coisa enjoa. Preparamos sugestões para você consumir os cereais matinais em boa companhia.

LIÉVE LIGHT, FEINKOST, R$ 7.
Combina flocos de aveia, trigo e centeio torrados no mel e misturados com pedacinhos de maçã, uva passa e canela.
Experimente: fica uma delícia com 200 ml de leite desnatado (70 cal.) e uma bananamaçã (70 cal.) picada em rodelas.

MAIS SABOR MAÇÃ E CANELA LIGHT, QUAKER, R$ 3.
À base de aveia em flocos e pedacinhos da fruta desidratada.
Experimente: uma porção de três colheres de sopa (50 cal.) de salada de frutas vira uma tentação se misturada a esse cereal.

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