Dica de expert
  Aula de patins diversão (que emagrece) sobre rodas
A modalidade une tudo o que uma mulher deseja: pernas torneadas, bumbum durinho e muitas calorias queimadas. Com tantos atrativos, vai ser difícil não experimentar...

Karine César Fotos: Fabio Mangabeira


Dica: compre os patins dois números maiores para não machucar os dedos na hora de patinar

A primeira impressão é de que a aula é uma grande brincadeira. Mas não se deixe enganar. Apesar de a atividade ter esse caráter lúdico, ela é intensa, puxada e exige muita coordenação. Então, prepare-se porque a aula dura uma hora e meia. A boa notícia é que, por ser bem dinâmica, o gasto calórico é alto. Pode apostar: dá para queimar, em média, 600 calorias!

P ara quem já andou de patins algum dia na vida, é só uma questão de relembrar o que se aprendeu quando era criança. Agora, se você nunca vestiu um patins, não se preocupe. O objetivo é justamente ensinar o bê-á-bá. "As primeiras aulas não são tão prazerosas. Mas todo mundo consegue fazer. Ela também é indicada para pessoas que ficaram traumatizadas após alguma queda. Aqui evitamos que ela caia", garante Tiago Maia Penteado, professor da Fórmula Academia (SP).

Onde tudo começa

Imagine uma pista de atletismo: lisa, uniforme e macia. É sobre esta superfície que a aula acontece. A primeira coisa a fazer é vestir o par de patins in-line (aquele modelo com rodas em linha) e todos os acessórios de segurança: capacete, cotoveleiras, munhequeiras, joelheiras e luvas. Eles são importantes para você não se machucar. Por isso, nada de ficar encanada se você vai parecer um robô ou se seu cabelo vai ficar marcado. "Na hora da queda, qualquer superfície se torna áspera", enfatiza Tiago Penteado.

Em seguida, o pessoal parte para um aquecimento rápido, que consiste em algumas voltas pela pista e exercícios específicos para os membros inferiores (região mais trabalhada durante a atividade). As alunas são divididas em pequenos grupos, levando em conta o objetivo e o nível de cada uma. Se o objetivo é fazer um treinamento aeróbico, o professor passa uma sequência de voltas em torno da pista. Se for para complementar o treino de outra atividade, como a corrida ou o ciclismo, os exercícios focam mais a parte lateral e medial das pernas. "O treinamento é bem individualizado", comenta.

Patine por aí

Se você acredita que a aula não faz muito o seu estilo, por ser indoor, pode rever seus conceitos. O objetivo é justamente o contrário. Ela ensina a aluna a andar de patins, com segurança, para depois encarar um passeio pelo parque ou pelo calçadão da praia. P or isso, lá você aprende a andar sobre superfícies irregulares, a desviar dos obstáculos, a fazer curvas e o modo certo de cair. "Depois que a aluna aprende tudo isso, fica mais fácil patinar na rua. Ela se sente mais confiante", jura Tiago Penteado. Está esperando o que para se juntar à galera?!


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