Fitness
  Fast pilates abdome chapado a jato
A editora de fitness Karine César experimentou e mostra aqui, para você, a aula que dá adeus àquelas gordurinhas que teimam em permanecer em volta da cintura. Aproveite esta dica e ainda mais o verão!

Fotos: Caio Mello


Prancha Lateral no Reformer
Fortalece as laterais do abdome, mas exige muito equilíbrio para executá-lo.

A proposta da aula é audaciosa: barriga definida com apenas 30 minutos de atividade! E mais: resultados a partir de oito aulas. "As mudanças no corpo já começam a ser perceptíveis depois de um mês de prática", diz Fabiana Cardoso, professora do Studio GB Pilates, da Academia Gustavo Borges (SP).

A princípio, tudo parece muito bom para ser verdade. Então, decidi colocar a aula na berlinda e sentir na pele o que ela promete. E como senti! Logo no primeiro exercício, percebi que os movimentos exigem muita força dos músculos abdominais. Arrisco-me até a dizer que a aula vale mais que mil abdominais.

Força de dentro

Para Fabiana Cardoso, a explicação para tal sensação é simples: "o controle da respiração, no pilates, consegue ativar a musculatura mais profunda do abdome", define. Segundo a professora, é muito difícil a aluna usar a respiração nos exercícios convencionais.

Aqui não. "Quando a aluna inspira pelo nariz, ela prepara o corpo para a posição. Já na expiração, as costelas se fecham e os músculos abdominais são trabalhados", diz.

Se parar para pensar, quem realmente passa 30 minutos fazendo abdominais? Geralmente, deixamos para o final do treino e eles não duram nem dez minutos, não é mesmo? Isso quando não pulamos esta parte por falta de tempo. Então, acredite, a duração é mais que suficiente e faz milagres!

Circuito de peso

A aula começa com cinco minutos de pré-aquecimento, em que são realizados exercícios de solo para deixar as articulações preparadas para as posições. Nos outros 20 minutos, a professora entra na parte principal da aula. Aí os movimentos são feitos nos aparelhos, também classificados de estações.

Em média, trabalha-se de dois a três exercícios em cada um deles, com permanência de um minuto. Os cinco minutos finais são reservados para os alongamentos. "Este é o momento chamado de 'volta à calma', quando a praticante entra no estado de relaxamento", explica.

Contra o tempo

Como deu para perceber, descanso é algo raro. Assim que você sai de uma posição, já entra na outra, sem parar um minuto. Por isso, a aula cansa (e muito!). Por outro lado, dá para sentir cada pedacinho do abdome sendo trabalhado. Ah, também é muito normal a aluna tremer na hora da execução para "segurar" o movimento. Por isso, não estranhe. A isometria exige mesmo muito esforço do corpo.

Mas não se preocupe, a professora está sempre ao lado para controlar os movimentos e corrigir a postura para você não se lesionar. Isso traz mais segurança e ajuda a deixar o trabalho ainda mais intenso. "Como a aula é feita no máximo em dupla, dá para prestar bastante atenção na execução para que o movimento saia perfeito", comenta Fabiana, que recomenda uma frequência semanal de duas a três vezes.

E se você ainda está um pouco receosa sobre os benefícios, espere até o dia seguinte para sentir aquela dorzinha, que a faz lembrar cada momento da aula, só de se sentar. A parte boa de tudo isso é que se em uma aula você já percebe seu abdome mais fortalecido, imagine após oito, que é o prazo para efetivamente começar a sentir os resultados.

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