Nutrição
  Detetive da Dieta
Sua cozinha, seu lixo, a mesa do trabalho e até o porta-luvas do carro podem dar pistas importantes de como você lida com a comida. E aí, será que você tem andado Dieta ?

Ivonete Lucirio Foto: Danilo Borges


Um olhar de detetive vai ajudá-la a perceber o que está acontecendo com a sua dieta. Basta dar uma geral em volta e colher, você mesma, as pistas do que pode estar fazendo de errado com sua alimentação e, consequentemente, de onde vêm os prejuízos para a sua silhueta. Acredite, seu lixo diz muito sobre seus hábitos alimentares, as gavetas fechadas contam quem você é e como come e até a forma como as pessoas tratam você ajuda a entender seus hábitos alimentares. “Lixo cheio de papéis de bala; restos de biscoito, conta do bar só com frituras e chope... Tudo isso pode ser sinal de que a mulher está se sabotando”, diz Rejane Brissa, psicóloga especializada em obesidade (SP). “Autossabotagem é a tendência que alguém tem de repetir, indefinidamente, atitudes destrutivas. É muito comum a pessoa ir a vários médicos, tomar remédios, fazer diversas dietas sem conseguir chegar ao peso desejado. E achar que o problema está no cardápio, na nutricionista.” Essa é apenas uma das explicações para essa mania que temos de atrapalhar nossa dieta com pequenos atos. Muitas vezes, caprichamos em um bife grelhado no almoço, mas devoramos uma infinidade de petiscos calóricos em outras situações. E sem perceber! Ouvimos três nutricionistas que vão ajudá-la a encontrar pistas dos erros que você está cometendo e que a impedem de afinar as curvas.

 

No quarto
Porque até mesmo no ambiente de descanso os deslizes de dieta a acompanham!

chocolate na gaveta do criado-mudo
A melhor maneira de não ceder à tentação é manter-se longe dela. Portanto, evite ter uma doçura dessas ao alcance dos braços... “Como não dá para viver sem doces, melhor consumi-los logo após o almoço ou no lanche da tarde. As fibras ingeridas antes vão diminuir a absorção do açúcar e a vontade de repetir”, aconselha Inty Davidson, nutricionista (SP). “O pior momento é à noite, quando a inatividade facilita o acúmulo das calorias”, completa ela. Isso sem falar no estrago que vai provocar aos dentes se comer e não escová-los. Confesse, às vezes a preguiça fala mais alto.

farelos na cama
Como acabou de ser dito, comer doce antes de dormir é um horror para a silhueta e para os dentes. “Adote o hábito da ceia, tomando um copo de leite, um iogurte ou comendo uma fruta antes de deitar. Assim, não precisará comer na cama”, diz Inty Davidson.

 

Na Cozinha
É claro que o local onde você prepara e guarda os alimentos é o cenário perfeito para os crimes contra as curvas

a pia cheia de colheres de sobremesa
Sinal, quase sempre certeiro, de que você andou beliscando fora de hora. “Os petiscos são saborosos e pequenos, o que estimula o consumo excessivo”, alerta Vanessa Franzen, nutricionista da Clínica Emagrecimento, Saúde e Beleza (RS). Sabe aquela ideia de que uma colherinha só não faz mal, mas que no final das contas, acaba em várias degustações e muitas calorias extras? Se for para beliscar, escolha uma maçã desidratada, cenourinhas baby ou palitinhos de pepino.

o congelador lotado de alimentos prontos
“Quando estamos cansadas e com fome, é mais fácil abrir o congelador e comer aquela lasanha ou pizza congelada. Só que essas comidas são ricas não apenas em calorias, mas também em gordura e sal. E isso faz mal para o peso e a saúde”, diz Vanessa Franzen. Se a opção pelos congelados é por uma questão de tempo, passe a fazer os seus próprios. Cozinhe uma quantidade maior de feijão e guarde em potinhos. Faça o mesmo com o arroz pronto, os bifes temperados e os legumes já lavados, picados e até cozidos.

o balcão, o fogão e o exaustor sempre engordurados
Isso nem sempre é uma falha na faxina, mas sinal de que está comendo fritura demais. “Elas têm praticamente o dobro de calorias do mesmo alimento grelhado ou assado”, diz Inty Davidson. Controle a quantidade de óleo que traz do supermercado. Para um casal que apenas janta em casa, uma lata de óleo deve durar dois meses. Já no caso de uma família de quatro pessoas que almoça e janta, o consumo mensal deve ser de pouco mais de uma lata.

 

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